A Sociedade Portuguesa de Cirurgia Bariátrica e Doenças Metabólicas – SPCO, fundada em 19 outubro de 2000 resultou da necessidade da existência de um organismo que desenvolvesse e divulgasse a cirurgia bariátrica dentro da sociedade médica.
Hoje, a cirurgia bariátrica é conhecida de todos e reconhecida pelos responsáveis da Saúde e por inúmeras Sociedades Nacionais e Internacionais, atribuindo-se uma prioridade para o tratamento dos doentes obesos e diabéticos.
Nos últimos anos o aumento do número de cirurgias bariátricas realizadas a nível nacional e internacional, deve ser encarado de uma forma premente com um processo crescente de formação e exigência técnica. Este desenvolvimento de competências tem, por certo, uma melhoria na assistência aos doentes obesos mórbidos, uma optimização nos indicadores de qualidade e consequentemente uma maior eficiência e eficácia do SNS nesta área.
A SPCO pretende defender e promover o processo de evolução/desenvolvimento da cirurgia bariátrica no nosso pais e assumir um processo de liderança nesta área, manter uma colaboração estreita com outras Sociedades Nacionais e Internacionais, assim como ter um papel de relevo na IFSO – International Federation for the Surgery of Obesity and Metabolic Disorders.
Pretendemos, ainda, promover a colaboração com o Ministério da Saúde, DGS e com a Ordem dos Médicos.
Nesta Sociedade devem estar associados os profissionais das áreas aliadas que normalmente se interligam com a cirurgia bariátrica. Nesse sentido a nova Direção inclui, para além de cirurgiões, representantes destas áreas.
Em novembro de 2016 iniciamos as nossas funções. Esta equipa releva o empenho no projeto desenvolvido pela anterior Direção. Com o propósito de dar continuidade ao trabalho desenvolvido, tem como principais objetivos para o triénio 2016 -2019: